sábado, 30 de maio de 2009

UP DATE DO DESEMPREGO MUNDIAL

OIT prevê que crescimento do emprego no mundo poderá cair a zero este ano

Publicado em 30.05.2009, às 21h00

Do JC Online

O crescimento do emprego poderá cair para zero em 2009, segundo informações da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O crescimento mundial do emprego diminuiu para 1,4% em 2008, e a expectativa para este ano é de que o índice fique entre 1% e 0%, segundo as novas projeções da OIT divulgadas na quinta-feira (28) na sede da organização em Genebra, na Suíça.

A organização estima ainda que o desemprego poderá aumentar em 2009, assim como o número de trabalhadores pobres e de pessoas com subempregos. As novas projeções da organização afirmam que haverá entre 210 e 239 milhões de desempregados no mundo em 2009, ou seja, uma taxa entre 6,5% e 7,4%. Além disso, a crise está sendo mais dura com os jovens: segundo a OIT.

A expectativa é que a taxa de desemprego aumente de 12,2% em 2008 para entre 14,1% a 15,1% em 2009. Apesar dos índices ruins, a OIT estima que sejam criados cerca de 300 milhões de empregos entre 2009 e 2015 para absorver o crescimento da força de trabalho neste período.

De acordo com a Organização, nas economias desenvolvidas e na União Européia a previsão é de uma contração no emprego entre 1,3% a 2,7%. Essa região deverá representar entre 35 e 40 por cento do aumento total do desemprego no mundo, mas deve-se levar em contra que a região tem menos de 16% do total da força de trabalho no mundo.

Já a Europa Central, cujos países que não fazem parte da União Européia, o número de desempregados poderá aumentar em até 35% em 2009. Espera-se que o total do emprego seja reduzido entre 1% e 2,8%. Na Ásia e no Pacífico, prevê-se um aumento pequeno no nível de desemprego, apesar de os trabalhadores e das empresas orientadas para a exportação terem sido muito afetados.

Na Ásia Meridional, o desemprego se aproxima de 5% por cento, embora haja cerca de 15 vezes mais trabalhadores em empregos vulneráveis. A previsão é de que o número de trabalhadores que vivem com menos de dois dólares por dia aumente até 58 milhões entre 2007 e 2009. Na América Latina, a expectativa é de que a taxa de desemprego aumente de 7,1% em 2007 para entre 8,4% e 9,2% por cento em 2009.

A organização não cita os dados específicos relativos ao desemprego no Brasil. A OIT projeta um aumento do desemprego no Oriente Médio de até 25% em 2009, comparado com 2007, e de 13% para a África Setentrional para o mesmo período. As duas regiões, segundo a OIT devem ter um aumento dos empregos vulneráveis. Cerca de um em cada três trabalhadores nestas regiões é um trabalhador vulnerável.

A previsão é de que essa proporção aumente para quatro em cada 10. Na África Subsaariana, cerca de 73% dos trabalhadores têm subempregos e este número pode aumentar para até mais de 77% em 2009. Segundo a OIT, a crise representa uma grande ameaça aos investimentos em infraestrutura e bens de capital, que são muito importantes para o desenvolvimento da região.

A Conferência Internacional do Trabalho vai discutir, entre os dias 3 e 19 de junho, em Genebra, na Suíça, um pacto mundial para dar uma resposta política à crise mundial de emprego.

Um comentário:

  1. We have provided clear examples assist you|that will help you|that can help you} fully grasp what sports activities betting odds entail. The sportsbooks will assess the standard of every team within the field. They then launch futures betting odds on each team’s chances of success. It starts with the favourite, which is commonly the reigning champion. The odds grow longer as you're employed your way down the 1xbet listing, until you reach the large underdogs on the backside.

    ResponderExcluir

*HOJE: Estreia do Projeto de Extensão* *CineJus Paulo Freire* Projeto de Extensão CineJus Paulo Freire. Coordenacao: Cristiniana Cavalcan...